domingo, 20 de janeiro de 2013

SONS DE UM RIO CORRENTE



Hoje, correm devagar as águas cristalinas
Entre a sombra e a luz, entre cores e movimento,
Sorrio como criança, aplaco a solidão...
...
Levo flores para o rio, nas correntes para o mar.

Procuro os véus azuis guardados no meu castelo
Sobraçado sobre o rio, mito de asas que voam,
Do sol brilhando aqui, estrelas e outros astros,
Na poesia mato a dor e nas águas deste rio...

Vou trilhando, solitária, dia a dia o meu caminho,
Tantas vezes eu canto, como pássaro sem ninho
Metade de mim aqui, a outra metade ausente...
Busco no rio as palavras, no cascalho lá do fundo;

Conheço de cor as veredas contornadas pelo rio,
Águas fazem a música, embalam-me eternamente,
Na doce canção da brisa, num sopro inacabado...
Envolvo-me na onda azul, retrato vivo da alma,

Erro os passos, erro as brumas, sombras e ventanias
Todas as intempéries são visíveis no meu rosto...

E, agora que as águas do rio são calmas e radiantes
Fica em ti a resposta: para onde vou com o rio?!

Fátima Custódio
Sons de um rio corrente

Hoje, correm devagar as águas cristalinas 
Entre a sombra e a luz, entre cores e movimento, 
Sorrio como criança, aplaco a solidão... 
Levo flores para o rio, nas correntes para o mar. 

Procuro os véus azuis guardados no meu castelo 
Sobraçado sobre o rio, mito de asas que voam, 
Do sol brilhando aqui, estrelas e outros astros, 
Na poesia mato a dor e nas águas deste rio... 

Vou trilhando, solitária, dia a dia o meu caminho, 
Tantas vezes eu canto, como pássaro sem ninho 
Metade de mim aqui, a outra metade ausente... 
Busco no rio as palavras, no cascalho lá do fundo; 

Conheço de cor as veredas contornadas pelo rio, 
Águas fazem a música, embalam-me eternamente, 
Na doce canção da brisa, num sopro inacabado... 
Envolvo-me na onda azul, retrato vivo da alma, 

Erro os passos, erro as brumas, sombras e ventanias 
Todas as intempéries são visíveis no meu rosto... 

E, agora que as águas do rio são calmas e radiantes 
Fica em ti a resposta: para onde vou com o rio?! 

Fátima Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário